6 de agosto de 2012


RECORDE MUNDIAL

EXECUÇÃO DA MAIOR PLACA DE PISO PROTENDIDO SEM JUNTAS DO MUNDO

Materia da PiniWeb 

2/Agosto/2012


Piso industrial de 7,5 mil m² é concretado de forma contínua em São Paulo



Empresa utilizou 12 caminhões por hora, durante 12 horas de trabalho, para realização de serviço em obra na cidade de Cabreúva


Aline Rocha


A Fernandes Engenharia realizou no último final de semana uma concretagem contínua de aproximadamente 7,5 mil m² na cidade da Cabreúva, interior de São Paulo. A ação na obra DHL, gerenciada pela construtora Matec, usou 1048,32 m³ de concreto.

Divulgação: Fernandes Engenharia
Obra exigiu um planejamento rigoroso de logística

A concretagem foi realizada em um período de 12 horas, com a utilização de 12 caminhões a cada hora. De acordo com a empresa, a intervenção foi feita de forma contínua para que não fosse necessária a criação de uma junta construtiva após a parada. Assim, evitou-se o aparecimento de fissuras devido aos diferentes tempos de pega do material.
Para garantir a qualidade da aplicação, a Fernandes Engenharia contratou duas usinas do mesmo fornecedor. Uma terceira usina ainda ficou em alerta, caso ocorresse algum imprevisto. Ao mesmo tempo, acompanhou e controlou as características do concreto produzido, para evitar problemas durante o acabamento. A velocidade e sequência dos caminhões também foram analisadas porque após o período de 12 horas é necessária a aplicação da pré-carga de protensão.
Antes do início da concretagem, foi verificado o nível da sub-base e instalada uma dupla camada de lona de polietileno sobre toda a área. Após esta etapa, foram posicionadas as fôrmas no perímetro do piso - com exceção do espaço onde haveria o tráfego de caminhões - e lançadas as cordoalhas em ambos os sentidos.
Os espaçadores plásticos (APR 45) então foram colocados na área que seria concretada de imediato, para evitar problemas no movimento dos caminhões de concreto e dos lasers. Depois, o concreto foi lançado em faixas de espessura de no máximo cinco metros, para que a máquina laser possa operar imediatamente, deixando o piso no nível correto.
Após o período de cura de cinco dias, é iniciado o trabalho de protensão e acabamento do piso concretado. Com a finalização desta etapa, o piso será liberado para utilização.

Divulgação: Fernandes Engenharia
Controle tecnológico


Divulgação: Fernandes Engenharia
Armação


Divulgação: Fernandes Engenharia
Espalhamento do concreto



Divulgação: Fernandes Engenharia
Acabamento